Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Valorizando a cultura



        Estive em Buenos Aires em julho deste ano, e quando não havia o que fazer ia até uma sala de cinema. Não um cinema convencional, mas em um que eram exibidos apenas filmes argentinos. É uma sala que pertence ao Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). Esse programa foi criado em março de 2004 com o propósito de garantir a exibição de produções cinematográficas argentinas, e desta forma valorizando e incentivando o cinema nacional. Essa ideia foi expandida por todo o país.

         A primeira coisa que chamou muito a minha atenção foi o tamanho da fila do cinema. Havia sessões que a fila se estendia até a calçada da rua. Um dos fatores dessa grande procura, é o baixo custo dos ingressos. Um bilhete custa 6 pesos, em torno de 3 reais. O resultado é de salas lotadas e bons longas sendo exibidos. E para minha surpresa no término de cada exibição havia aplausos, muitos aplausos. Isso se chama valorização da cultura e orgulho pelo o que é feito no país.

        É prazeroso presenciar cenas desse tipo, em que o respeito e orgulho se transformam em satisfação coletiva. Há pouco tempo fiquei sabendo que uma  sala do espaço INCAA foi inaugurada em  Catamarca, província do noroeste argentino. Iniciativas desse tipo que o Brasil precisa. Mas será que um dia a cultura de fato vai ter uma certa importância nesse país, ou continuará o faz de conta?  

Abaixo o trailer de Elefante Blanco, de Pablo Trapero. Martina Gusman e Ricardo Darín estão impecáveis. Super recomendado. 



       

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário