Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Argentina e o modo de fazer cinema



Saudações!!!


Conforme eu havia antecipado no post anterior, vou falar sobre o modo de fazer cinema na Argentina. Talvez eu seja suspeito em defender e exaltar os filmes argentinos, isso porque eu me considero um apaixonado pelo cinema deles. Mas vamos lá. Uma das principais características dos longas dos nossos hermanos é a valorização do drama na história, até mesmo quando um filme é do gênero comédia, sempre há uma boa dose de sofrimento por parte de algum personagem.

Temos então dois elementos importantes e que são fundamentais para o sucesso dos filmes argentinos. Como eu havia dito, o drama e a comédia. A diferença é que as histórias são bem elaboradas e possuem uma boa contextualização. A maioria delas retrata o cotidiano com bastante simplicidade. A diferença é que são originais, simplesmente nos mostram o estilo de vida argentino. E tudo isso com uma boa dose de charme e elegância, característica do cinema europeu.

É perceptível que o modo de fazer cinema na Argentina tem um forte embasamento e influência dos filmes europeus.  É óbvio, a fotografia de Buenos Aires contribui e muito para isso. Há alguns filmes recentes que traçam um paralelo da vida do cidadão portenho, vou citar alguns nomes.

--- Um Conto Chinês (2011), uma co-produção entre Argentina e Espanha com boas doses de drama e comédia. É um excelente filme e claro, conta com Ricardo Darín, ator super famoso na Argentina.

--- Medianeras (2011), filme que mostra muito da arquitetura da cidade de Buenos Aires, o longa começa criticando o excesso de edifícios e o modo que as pessoas levam a vida na cidade. Críticas a parte, a história é sobre duas pessoas que moram próximas mas nunca se encontram, é romântico e engraçado.  Muito bom filme.

--- Carancho (2010), em português foi traduzido para “Abutres”. Esse filme é um pouco pesado e muito audacioso, mesmo porque é baseado numa história real. Há, também conta com Ricardo Darín no elenco.

--- Eva e Lola (2010), excelente longa, super recomendado. E o último filme argentino que assisti foi Elefante Blanco (2012), com o famoso Darín no elenco. Bom, temos aí cinco longas que se passam em Buenos Aires, retratando o cotidiano. São cinco versões completamente distintas da vida do cidadão portenho, é uma verdadeira exploração pela cidade e suas adversidades.  

Eu poderia citar outros 20 títulos de filmes argentinos para os senhores assistirem, mas eu não iria mais parar de escrever, então fica para o próximo post.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário