Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pearl Jam (Twenty POA)



Depois de meses esperando pelo tão esperado show, o dia 11/11/11 chegou em grande estilo. Um amanhecer ensolarado era apenas um indício de que o dia seria perfeito. Chegando as 15 horas em Porto Alegre, deu tempo de deixar algumas coisas na casa de um amigo e se direcionar a parada de ônibus mais próxima. Foram mais 40 minutos circulando pela cidade, até decermos numa avenida no qual não lembro o nome e fazermos mais 2km a pé. Bandeiras e camisas do Pearl Jam eram comercializadas na rua, sinalizando que estavamos chegando. Já passavam das 17horas quando finalmente entramos ao estádio do Zequinha. Logo ao pisarmos no gramado, nos direcionamos para frente do palco, a partr daí só nos restava esperar, a ansiedade era nitida no rosto de cada pessoa que ali estava. Eram 20 horas e a banda punk X, formada em 1977 em Los Angeles, California subiu ao palco, e não decepcionaram, a vocalista Exene Cervenka mostrou uma performance elogiável, assim como todos integrantes da banda, a apresentação durou cerca de 30 minutos.

Eram aproximadamente 20horas e 30 minutos, faltando exatamente meia hora para a grande apresentação. Com 15 minutinhos de atraso, finalmente o Pearl Jam, banda grunge formada por Eddie Vedder (vocal e guitarra), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (Guitarra), Mike McCready (guitarra solo), e Matt Cameron (bateria) em 1990 em Seattle, Washington, entrou no palco, levando todo mundo ao extase com Why Go, música do álbum Ten, lançado em 1991 e o mais vendido na história da banda, sendo considerado por criticos um marco na história do Grunge, assim como Nevermind do Nirvana, lançado no mesmo ano.

Um começo explosivo, e Eddie mostrando que seria uma noite antológica, mesclando canções antigas com as mais recentes, transformando o Zequinha numa verdadeira Selva. Eddie Vedder esbanjou simpatia e carinho pelos fãs, dialogando muito com o público em português, é claro, com uma colinha junto. E para ele o 11/11/11 também era uma data especial, afinal de contas é o aniversário de sua esposa, o que valeu um parabéns cantado na voz de 20 mil pessoas.

É difícil descrevrer em palavras todo o show, com quase três horas de apresentação, a banda parecia não querer deixar o palco. Incrível pode até se encaixar para tentar descrever o que foi aquela noite, mas ainda é uma palavra muito timida, pelo menos para o momento. Mais uma vez o Pearl Jam, sobreviventes do grunge mostraram porque estão impecáveis até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário