Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

LEGÍTIMO PUNK

           Os anos 1960 nos EUA foi marcado pelo movimento hippie, por protestos contra a guerra no vietnã, por flores, pelo som dos The Beatles. Em meados da década de 1970, jovens inconformados com o consumismo desenfreado, com o capitalismo selvagem encurralando os mais oprimidos, criam um novo tipo de movimento, o famoso e lendário movimento PUNK.
            Cabelos coloridos, o jeans da calça barata rasgado, e o espírito de mudança na mente de cada jovem pensador. Começam a surgir bandas punks em toda parte, não seria mais preciso ser um bom músico para ter uma banda, 3 acordes simples e direto já bastavam. Aos poucos algumas bandas começam a se destacar, mas nem todas com letras e a vontade de mudar alguma coisa, várias destas queriam apenas vender sua imagem, ser um produto. Mas no meio de toda essa loucura, surge em 1977, CRASS, uma banda anarco-punk inglesa, que com letras inteligentes e politisadas, tentam passar alguma mensagem para os jovens.
            A banda defendeu a ação direta, os direitos dos animais e o ambientalismo. Utilizaram e defenderam uma abordagem " DIY" ( faça-você-mesmo), produziu discos e filmes por conta própria sem apoio de outras gravadoras. Crass tambem criticaram e tentaram subverter a cultura dominante com o promovimento do feminismo, anti-racismo, anti-guerra e anti-globalização. Não temiam em nada em seus protestos, na música Punk is Dead, ou seja, o punk está morto, criticam de forma direta bandas como Sex Pistols e The Clash, que para eles teriam se vendido para a mídia, fugindo completamente da essência do punk.
            Infelizmente é uma banda pouco conhecida, mas com toda certeza uma das poucas bandas do gênero que souberam resistir e criticar o sistema. Sugiro que escutem Contamination Power, uma música muito bem escrita, que critica abertamente todo lixo industrial. CRASS, a banda que merece todo o nosso respeito e admiração.

9 comentários:

  1. Anarco de merda, vai estudar antes de escrever tanta bobagem. Vai ser punk até o dia em que beijar um coturno!

    ResponderExcluir
  2. Caí fora meu, nunca deve ter escutado CRASS e nunca deve ter lido nada sobre a história do punk rock, então vaza.....

    ResponderExcluir
  3. Realmente anarquistas tem uma mente tão forte não: "Sob o ideário anarquista, a revolução deve ser imediata, para não permitir que os elementos revolucionários possam ser corrompidos pela realidade estatal."
    Você não sabe nem o que defende.

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito gostou do meu blog não é? Cara tu não sabe nem relacionar política com a música, ah por favor.

    ResponderExcluir
  5. Por que não segue meu blog e se mostre? Queria saber bem quem realmente é.....

    ResponderExcluir
  6. Não vejo porque. Queria saber porque você não responde a altura.

    ResponderExcluir
  7. Não vale a pena ficar discutindo, pelo jeito nunca entraremos em acordo, shauhsausha. Basta você respeitar um pouco mais idéias alheias.

    ResponderExcluir
  8. Estou a favor do Rodrigo, cada um tem o direito de defender o que quiser, mas o respeito sem dúvidas é primordial. ; )

    ResponderExcluir